A proposta de redação do ENEM sempre traz uma situação-problema como tema, geralmente de caráter social, para que o estudante faça uma análise. A banca apresenta textos de apoio, gráficos ou figuras para que o estudante tenha subsídio para analisar o problema apresentado. O ideal é construir um texto de 3 ou quatro parágrafos, com, no mínimo, 15 linhas.
O aluno deve verbalizar no primeiro parágrafo o problema apresentado como tema, com suas próprias palavras. Apresenta-se simplesmente o problema, informando sobre a discussão ou inquietação que vem causando na sociedade.
No segundo parágrafo (ou segundo e terceiros parágrafos), o estudante indica uma causa do problema, o porquê de aquilo acontecer; e uma consequência, em razão dele, ocorre tal coisa.
E na conclusão, como sempre, a banca examinadora pede para que o estudante apresente a solução para o problema. Pense, para a elaboração dessa proposta, nas seguintes possibilidades (desde que, é claro, apareçam relacionadas de maneira específica com o tema abordado): criação de novas leis; fiscalização que garanta o cumprimento das já existentes, bem como a punição adequada para os que as desrespeitam; realização de campanhas publicitárias ou comunitárias com o objetivo de conscientizar a população acerca da problemática apresentada; criação de políticas públicas a fim de minimizar o problema; investimentos/melhorias na educação.
____________________________________________________________________
EXEMPLO BEM RESUMIDO
INTRODUÇÃO: Muitos jovens deixam-se dominar pelo vício em diversos tipos de entorpecentes, mal que se alastra cada vez mais no Brasil.
TÓPICO FRASAL DO 2º PARÁGRAFO (CAUSA): Algumas pessoas refugiam-se na drogas na tentativa de esquecer seus problemas.
TÓPICO FRASAL DO 3º PARÁGRAFO (CONSEQUÊNCIA): Tornam-se dependentes dos psicóticos dos quais se utilizam e, na maioria das vezes, transformam-se em pessoas inúteis para si mesmas e para a comunidade.
CONCLUSÃO (SOLUÇÃO): Fazem-se necessárias políticas públicas fortes de prevenção, com atividades culturais e esportivas para a juventude, ocupando-lhe o tempo, formando o caráter dos adolescentes.
Introdução e conclusão devem se curtas, pois na primeira apresenta-se o problema; na segunda, a solução, sem delongas. A maior parte das linhas deve ser usada nos parágrafos da causa e da consequência.